Começa hoje (31) o prazo para a realização das convenções que vão escolher os candidatos a prefeito e vereadores na próxima eleição. Com proximidade da campanha, os partidos se movimentam na corrida para o executivo e encaminham os seus apoios. Segundo levantamento do site Resenha de Noticias, o PP, partido do prefeito Dr. Pitágoras, que tentará a reeleição esse ano, já tem definido o apoio de três siglas por enquanto, o PSB, PV e PT. A ex-prefeita, Antônia Magalhães, do DEM só conta até agora com o apoio do PSC – Partido Socialista Cristão – para a disputa do executivo municipal. O Partido que busca indicar o nome do vice, sofre agora o desgaste da prisão do presidente da legenda nacional, Pastor Everaldo por desvios de verbas públicas.
O ex-prefeito, Sargento Francisco, que é do PL, tem definido apenas o apoio do PC do B. Outro partidos menores ainda não apresentaram as alianças. O PSD do vereador Fernando Calmon não deve coligar. O PSL da presidente da Câmara Lucimeire Magalhães, o PTB do blogueiro Luiz Peixoto, o PROS com Carlos Barbosa, o PSDB da vice-prefeita Márcia Gomes, e o MDB com Greice Gomes também estão também na disputa, mas sem apresentar as coligações. A disputa para composição das chapas ocorrem entre os partidos Podemos, Avante, Solidariedade e Republicanos.
Convenções
Até 16 de setembro, as legendas precisarão eleger internamente a nominata de postulantes aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito, caso haja chapa majoritária. A grande mudança neste ano nos procedimentos burocráticos que envolvem a confirmação das candidaturas é a possibilidade de as convenções serem realizadas de forma online, pela resolução 23.623 (do Tribunal Superior Eleitoral – TSE).