A ex-prefeita de Candeias, Tonha Magalhães (DEM) está isolada politicamente desde que os partidos de oposição da cidade decidiram não coligar com sua chapa. O lançamento de sua candidatura ocorre hoje (15) com algo inédito em sua história politica: sem brilho, com partidos políticos pequenos como PROS, PSC e PDT e com uma candidato a vice desconhecido dos setores políticos da cidade.
Os partidos, PL de Sargento Francisco, PSD de Fernando Calmon, PSL de Lucimeire Magalhães, PSDB de Márcia Gomes, PTB de Luís Peixoto se afastaram de Tonha por conta da ingerência politica de seu filho Junior Magalhães nas decisões politicas do grupo. Tonha teria tentado tomar “por cima” os partidos: Solidariedade e Podemos, dos lideres Da Luz e Bobó, mas tiveram os pedidos rejeitados. Tonha na última semana tentou tomar até mesmo o partido PSL de sua prima Lucimeire, sem êxito.
As tentativas de golpe isolaram Tonha Magalhães ainda mais, fazendo o PSD, PSL PSDB, PTB e PL a lançarem candidatura, fragmentando a oposição ao prefeito Pitágoras. Tonha procurou o vereador Arnaldo Araújo (MDB) que recusou ser candidato em sua chapa, pois o mesmo tentará a reeleição. Na falta de candidato, o bombeiro civil Luís Carlos Bastos se ofereceu para compor a vice-prefeitura.
A pesquisa divulgada pela Rede Record, apontou que Dr. Pitágoras lidera a intenção de votos, com 32% das intenções de voto, seguido por Tonha com (3%). A sua prima Lucimeire Magalhães que é presidente da Câmara de Vereadores e lançou candidatura pelo PSL tem o mesmo percentual de intenção espontânea de votos da ex-prefeita (2%), mostrando o dissolvimento de sua trajetória politica.
Na pesquisa estimulada, o atual prefeito também lidera a pesquisa com 46%, seguido de Tonha (9%), Sargento Francisco (5%), Lucimeire Magalhães (4%), Arnaldo (2%), Fernando Calmon (2%), Amiga Ju (1%), Branco/Nulo (16%), NS/NR (15%). A pesquisa foi realizada pela Real Time Big Data, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram ouvidas 600 pessoas, no período de 8 a 9 de setembro de 2020, com o nível de confiança de 95% e a margem de erro de 4%.