Os leilões para arrendamento de dois terminais portuários – ATU 12 e ATU 18 – em Aratu, município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), tiveram os editais publicados nesta quinta-feira (3). Os leilões devem ocorrer no dia 18 de dezembro, na B3, em São Paulo. Segundo o Ministério da Infraestrutura (MInfra), o arrendamento do ATU12 será destinado à movimentação de graneis minerais e terá contrato de 25 anos de duração. Já o ATU 18, será dedicado ao transporte de graneis vegetais e terá contrato de 15 anos.
O complexo portuário funciona como rota de escoamento da produção e importação do Polo Industrial de Camaçari – o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, abrigando mais de 90 indústrias químicas e petroquímicas, além de outros setores como automotivo, de celulose, metalurgia do cobre etc. Ainda segundo o MInfra, a estimativa é que o ATU 12 receba R$ 244,95 milhões em obras de melhorias e aquisição de equipamento. Já para o ATU 18, a previsão é R$ 119,94 milhões em investimentos, como construção de novos silos de armazenagem; dragagem de aprofundamento do berço de atracação; e aquisição de sistema e equipamento.
“Essa parceria vai representar uma grande vitória, é o nosso compromisso com o Brasil”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. No mesmo dia 3, o governo federal também vai encaminhar o arrendamento dos portos de Maceió (AL) e Paranaguá (PR).