Os eleitores de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador foram – em peso –, realizar o processo obrigatório da biometria implantado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado. De acordo com o órgão federal, dos 15.310 eleitores da cidade, apenas 150 pessoas não realizaram a biometria, ou seja, 99,02 do público estão em dia com a justiça eleitoral.
No entanto, o TSE decidiu excluir a necessidade da identificação biométrica nas eleições deste ano, marcada para o próximo dia 15 de novembro. A justificativa apresentada pelo órgão é para evitar aglomerações e reduzir os riscos de contaminação do coronavírus. A decisão seguiu a recomendação de médicos infectologistas dos hospitais Sírio Libanês, Fiocruz e Albert Einstein.
Os médicos por sua vez, apresentaram as seguintes justificativas: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações. Fonte: MadreNoticias.