Ex-vereadora, ex-presidente da Câmara, ex-prefeita de Madre de Deus, ex-secretária de Educação, Nita de Brito será candidata a vice-prefeita na chapa do atual prefeito Jailton Policia (PTB). Homologada na última semana, a chapa uniu grupos políticos opostos, trazendo pouco mais de 7% das intenções de votos. Com experiência política e administrativa, Nita trouxe mais confiança ao eleitor de Jailton, que passou a conviver com um novo prefeito, após o afastamento do anterior.
Em quatro meses, Jailton tem tentado deslanchar a administração, e logo após ter superado os desgastes conseguiu o apoio do PP, PTB, DEM, PSD, PCdoB, Avante e o PL. Em entrevista ao site Alerta Baiano, Nita afirmou que está muito feliz “com a forma de trabalhar de Jailton, que percebo que é uma forma parecida minha de cuidar de pessoas, que é ter escolas de qualidade para alunos, pais e funcionários. Vamos levar benefícios a comunidade da cidade não como um favor, mas como um direito”.
Nita que foi secretária de Educação nos últimos anos, colocou Madre de Deus como a primeira cidade do país a ter universalizado a educação em tempo integral em todas as escolas da rede municipal de ensino. Em 2019, a Nota do Ideb chegou a 5,7%. Em sua gestão, as unidades escolares passaram por um processo de climatização nas salas de aulas e educação bilíngue. Ela afirmou que a gestão tem de se modernizar a cada dia. “Nós temos muitos jovens universitários em Madre de Deus, quando prefeita, dei a oportunidade a universitários para praticar o que aprendeu em minha gestão e hoje temos bons profissionais requisitados por outros municípios, na rede pública e privada”.
A candidata à vice, afirmou que a cidade terá de unida enfrentar a batalha para retomada da economia, após a pandemia do Coronavirus. “Precisaremos apontar caminhos, sem enganar ninguém. Temos de ter uma conversa clara. Não vamos resolver tudo em Janeiro de 2021, mas vamos apresentar o plano de retomada, tendo o turismo com o foco numero um da próxima gestão, para garantir a geração de emprego e renda para nossa gente” afirmou.
Nita disse ainda que a prioridade de Jailton neste momento de queda de arrecadação tem de ser o pagamento da folha, a assistência social e garantia da Saúde do madredeusense. A ex-prefeita afirmou ainda que antes de fechar aliança com Jailton, consultou seu grupo político “posso lhe dizer que quase a totalidade do grupo preferiu ir com Jajai. E com todo respeito às pessoas, eu tenho adversários político, mas não tenho inimigos”.