A Comissão Provisória do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Diretório Municipal do Progressistas (PP) em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, realizarão na próxima segunda-feira (14), a convenção eleitoral para as eleições municipais de 15 de novembro. Os partidos que são aliados do prefeito Jailton Policia, vão realizar o ato das 14 às 20h, de forma online através da plataforma google meenting, com o objetivo de deliberar os seguintes temas: sobre coligação partidária para as eleições majoritárias de (Prefeito e Vice-Prefeito); escolhas dos candidatos para as eleições majoritárias de Prefeito e vice-Prefeito; escolha dos candidatos para as eleições proporcionais de Vereadores; sorteio dos números para candidatos que concorrerão aos cargos entre outros.
De acordo com o presidente do partido ao Madre Noticias, Anderson Andrade, o PTB seguirá todos os trâmites jurídicos recomendados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a não realização de ato presencial obedece aos procedimentos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e dos Decretos , Municipal e Estadual evitando aglomeração em virtude da pandemia da Covid-19. A sigla terá como candidato a prefeito Jailton Santana, que assumiu a prefeitura recentemente após o afastamento do prefeito Jefferson Andrade (PP). O presidente do Partido Progressista, em Madre de Deus, Ericson Gomes, afirmou que a sigla não terá candidato a prefeito e apenas ao cargo de vereador, mas a noticia que corre nos bastidores da cidade ilha, é que um acordo que está sendo escondido a sete chaves é o da escolha da ex-prefeita e ex-pré-candidata a prefeita, Nita de Brito para o cargo de vice, junto com Jailton.
O acordo estaria sendo costurado com o aval do prefeito afastado Jefferson Andrade que prefere ver no poder, o grupo que lhe acompanhou até a sua saída, onde Nita era pré-candidata. A força da ex-prefeita foi representada na última pesquisa eleitoral publicada pelo site Bahia Noticias com 6,02% dos votos. Apesar de a pesquisa apontar Dailton Filho do PSB na liderança com 37,15% das intenções de votos, ela mostrou o atual prefeito Jaílton Policia com 27,31% e Sinho do DEM com 5,02%. A aliança costurada por Jefferson conseguiria o apoio do PP, do DEM, PSD, PCdoB, Avante e o Solidariedade para tentar bater o favoritismo de Dailton Filho, que conta com apoio do PT.