A taxa de ocupação dos leitos de UTI e clínicos destinados à Covid-19 no sistema público de Salvador fechou em 46% na noite dessa quarta-feira (2). A informação foi dita pelo prefeito ACM Neto (DEM) na manhã desta quinta (3) e pode ser confirmada na plataforma de dados sobre a pandemia no estado, atualizada diariamente pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Os números indicam que há 1.249 pacientes internados nos 2.697 leitos ativos. No caso das vagas apenas de UTI adulto, 52% estão ocupadas.
“Eu estava vendo aqui os números e conversando mais cedo com o secretário Leonardo Prates e veja que, ontem, ao longo de todo o dia, nós só precisamos regular cinco pacientes para UTIs da capital. (…) Essa é uma excelente notícia porque teve dias que a gente precisou regular mais de 60 pacientes para as unidades de terapia intensiva e, claro, que nós temos hoje um cenário administrado e controlado, já com o impacto da abertura da primeira fase, da segunda fase e de algumas ações da terceira fase”, celebra o prefeito ao comentar o balanço da Covid-19 durante inauguração do sexto viaduto do BRT.
De acordo com ele, esses números vão permitir que a gestão anuncie novas flexibilizações no âmbito da terceira fase de retomada das atividades econômicas. Ao autorizar o início da fase na última segunda (31), a gestão municipal limitou o retorno a clubes sociais, recreativos e esportivos, além de repartições públicas da cidade .