A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social – Sedas, da Prefeitura de Candeias, informa que o Ministério da Cidadania prorrogou, pelo prazo de mais noventa dias, a suspensão de procedimentos operacionais e de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, em decorrência da emergência em saúde pública da pandemia causada pelo coronavírus.
A suspensão vale para procedimentos como os de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros decorrentes do descumprimento das regras de gestão.
Na portaria nº 591, de 15 de janeiro de 2021, o ministério considerou “a necessidade de evitar aglomerações e exposição à infecção de integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, de famílias do Cadastro Único ou de pessoas em busca de atendimento para cadastramento, e, ainda, de cidadãos que trabalham em unidades de cadastro”.
A Sedas ressalta que os beneficiários serão informados assim que houver a autorização, por parte do governo, de retomada dos serviços em Candeias.