O prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, explicou como será realizado os pagamentos dos precatórios aos professores do município. Em entrevista à Rádio Baiana FM, na manhã desta quarta-feira (07/06), o gestor enfatizou a importância da liberação por parte dos órgãos fiscalizadores, em especial, do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, para o início do diálogo entre a Prefeitura de Candeias com o sindicato e os servidores.
“Nós ficamos muito tranquilos porque aqui em Candeias, nós cumprimos todos os pisos salariais, assim como dos agentes comunitários de saúde, dos agentes de endemias, dos profissionais da enfermagem, dos professores. Nós, graças a Deus, respeitamos e valorizamos os servidores. No caso dos Precatórios, nós solicitamos na justiça para que pudéssemos fazer as negociações diretamente com o sindicato e com os professores”, explicou ele. A gestão terá cerca de 120 dias para dialogar e efetuar o pagamento aos servidores.
Pitágoras afirmou a maneira responsável que o valor foi depositado. ” Esse valor poderia ter sido investido em outras necessidades da prefeitura, mas eu sempre priorizei o direcionamento desse dinheiro para Educação. Não podíamos permitir que o direcionamento não fosse, além do pagamento seguro aos professores, às escolas, aos fardamentos, alimentação escolar, onde nossas crianças são bem alimentadas, para uma boa infraestrutura e investimentos em tecnologia para os nossos alunos. Agora, vamos investir para aquisição de guarda-chuvas para proteção às nossas crianças nesse período de inverno”, explicou.
O Arraiá do Aconchego deste ano, a tradicional festa de São João de Candeias, tem trazido uma grande movimentação à cidade. O prefeito pontuou a animação, alegria e tradição, por meio da comemoração. Também a empregabilidade no comércio, as vagas para os trabalhadores, e o recolhimento de impostos que retornam para o município.
“O São João de Candeias está entre os melhores festas juninas da Bahia. Além de trazermos grandes artistas, como Bruno e Marrone, João Gomes, Maiara e Maraísa, somos um celeiro de artistas do nosso município. Aqui temos uma festa popular e acessível para todos. As pessoas podem tranquilamente ficar em Candeias, sem precisar ir para tão longe para se divertir”, garantiu o gestor.
Pitágoras lembrou ainda das obras que estão acontecendo no município, nas estradas, com a operação tapa buracos e nas escolas. Ele ressaltou ainda a atenção e as providências da prefeitura para evitar riscos com as chuvas intensas que têm caído na região.