A cidade de Madre de Deus, na RMS, viveu mais um dia de terror na noite desta segunda (17) e o Prefeito Dailton Filho (PSB) continua sendo cobrado por não se posicionar diante o crescimento da violência na cidade. Por volta das 22h, criminosos tocaram o terror e muitos tiros foram ouvidos por populares nos Bairros do Caminho da Luz e Barbeirinho.
De acordo com os PM’s, indivíduos ainda não identificados tentaram contra a vida de um homem cujo inicias são A.A.J.S. Ele relatou à polícia que meliantes armados começaram a correr em sua direção e fizeram alguns disparos, mas não atingiu. Segundo moradores, os criminosos chegaram a gritar “Bota a cara v1ado” durando a enxurrada de tiros. Fontes da Polícia disseram ao Jornal Candeias, que os crimes tem relação com a disputa de espaço do tráfico de entorpecentes na região.
Aliado de primeira hora do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito Dailton, apesar de ter criado o Canal “Palavra do Prefeito” para expor suas opiniões, vem sendo cobrado nas redes sociais por não exigir ações enérgicas da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, responsável direta pela segurança nos municípios.
O município possui uma área de 32,201 Km2 e uma população de 18.504 habitantes (IBGE 2023). A cidade conta com uma Delegacia da Polícia Civil e o terceiro pelotão da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, além da Prefeitura contar com a Secretaria de Segurança Cidadã, com câmeras em diversos locais da cidade, que segundo denúncias de moradores ao site, estão sem funcionar há quase 3 anos e que funcionavam 24 horas.
Pesquisas realizadas nos últimos dias mostram que a situação da segurança pública na cidade de Madre de Deus que é responsabilidade do estado, começam a impactar negativamente na imagem do prefeito.