“Eu reconheço, uma ou duas mortes que apareçam é preocupação nossa”, disse o governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (24/07), ao avaliar os dados recentes sobre Anuário divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que trouxe à tona um cenário preocupante para o estado. Quatro cidades baianas figuram como as mais violentas do Brasil. Jerônimo disse que esse ano, nos primeiros meses da sua gestão, “os indicadores baixaram”.
“Eu sei que teve indicadores em alguns municípios, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Salvador, que mesmo nós baixando os indicadores de letalidade, todos eles nós baixamos, ainda sim, somos apresentados, como os municípios que ainda tem o alto índice. Eu reconheço: uma ou duas mortes que apareçam é preocupação nossa”, disse.
Jerônimo acredita que o novo programa nacional de combate à violência, lançado pelo presidente Lula, vai impactar positivamente na Bahia e reduzir os índices. A Bahia contará com um orçamento extra na área da segurança pública.
“Nós vamos continuar buscando reduzir os indicadores de violência em nosso estado. Já fiz isso em seis meses. Espero corrigir o suficiente para que nos próximos relatórios apresentados a gente possa sair dessa posição”, acrescentou.
De acordo com os dados do Anuário, os quatro municípios baianos que encabeçam a lista são: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari, apresentando índices alarmantes de Mortes Violentas Intencionais (MVIs). Foram 6.659 mortes, soma dos casos de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e óbitos decorrentes de intervenções policiais em serviço ou não.