Moradores do município de Valença, localizado no baixo sul da Bahia, denunciam uma “abordagem abusiva” de policiais militares na noite desse domingo (23/07). Segundo fontes do Informe Baiano, populares se reuniam para confraternizar na localidade, quando foram surpreendidos com os agentes, que chegaram a agredir uma mulher e jogar spray de pimenta contra a população.
Vídeos enviados ao IB mostram que os militares tentavam conduzir uma mulher para uma unidade policial, enquanto populares alegavam que ela era inocente. Ela foi levada para a delegacia que atende à cidade, onde a ocorrência foi registrada.
Os registram ainda destacam que haviam crianças no local da confusão.
Versão policial:
Conforme informações da 33ª CIPM, uma guarnição da unidade realizava o patrulhamento da localidade conhecida como Jaqueira, em Valença, no final da tarde domingo (23), quando foi acionada por populares com denúncias de poluição sonora.
Assim que os militares abordaram os indivíduos apontados como os autores do crime ambiental, uma mulher tentou obstruir a ação dos PMs, passando, inclusive, a desacatar os policiais, e recebendo voz de prisão.
Pessoas que se encontravam no local tentaram tirar a conduzida da custódia da equipe da PM, sendo dispersadas pelos policiais. A mulher foi, então, encaminhada à delegacia que atende à cidade, onde a ocorrência foi registrada.