Quem segura o Vitória? Nesse momento, ninguém. Líder da Série B do Brasileiro, o rubro-negro é apontado pelos matemáticos como principal candidato ao acesso à elite do futebol nacional.
De acordo com os especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estudam as estatísticas do esporte, o Leão tem 87.8% de probabilidade de comemorar o retorno à Série A ao final desta temporada.
O time comandado ao longo de toda a competição pelo técnico Léo Condé tem 47 pontos, após 24 jogos, 15 vitórias, dois empates e sete derrotas. O aproveitamento é de 65%.
O Leão só não somou pontos diante de Atlético-GO (3×2), Mirassol (2×0), Criciúma (1×0), Guarani (2×0), Juventude (1×0) e Vila Nova (1×0), no primeiro turno, além de Londrina (2×0), já no returno. Os empates foram com Avaí (1×1) e Ponte Preta (2×2), ambos longe de Salvador.
O poder de fogo do Vitória também é parte responsável por esse ímpeto do time na Série B. O rubro-negro tem o melhor ataque da competição, com 36 gols marcados. A média é de 1,5 por jogo.
A defesa também tem feito bonito. É a terceira melhor da competição, com 19 gols sofridos, ao lado de Guarani e Criciúma. O Vila Nova teve a rede vazada apenas 12 vezes e o Novorizontino deixou os adversários comemorarem em 17 oportunidades, por isso, aparecem na frente no ranking.
O fator casa tem sido um grande trunfo do Vitória no caminho que vem traçando rumo ao acesso. Foram 30 pontos conquistados no Barradão após 10 vitórias e duas derrotas. Restam ainda sete partidas dentro do estádio, o que mais recebeu público na Série B até aqui. Mais de 200 mil pessoas já foram ao santuário rubro-negro ao longo da competição.
CAMPEÃO
Os matemáticos da UFMG também apontam o Vitória como principal candidato ao título. Segundo eles, a probabilidade do rubro-negro se sagrar campeão da Série B é de 45%. Mais do que o dobro da chance que tem o vice-líder Sport: 24.4%.
De 2006 para cá, quando o Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, o Vitória participou de sete edições da Série B. Conseguiu o acesso em três delas, mas nunca o título. Em 2007 e 2012, o Leão subiu na 4ª colocação. Em 2015, a comemoração foi pela 3ª posição.