Referendado como pré-candidato do PT de Salvador para a disputa pela Prefeitura em 2024, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) já conta, inclusive, com material oficial de pré-campanha. Adesivos do tipo “praguinha” vazaram nas redes sociais, um dia após a confirmação do nome do parlamentar para o pleito, segundo o Bnews.
Robinson é líder da Federação PT, PC Do B e PV na Assembleia Legislativa e conquistou o apoio da maioria das correntes internas e da militância petista depois de disponibilizar seu nome no processo e defender uma candidatura própria do PT, com a construção e apresentação de um programa para a cidade que esteja alinhado com os projetos liderados pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues.
“Eu fiquei muito grato ao PT, ao diretório municipal por ter indicado o meu nome, sendo que essa é a etapa partidária…Nós temos agora uma outra missão, que é fazer um diálogo na federação e nos partidos da base do governador. E aí a decisão final do conselho político. Estou muito otimista que o candidato do governador aqui, unificando toda a base, unificando toda a base, é uma candidatura muito competitiva para enfrentar e derrotar Bruno Reis na eleição do ano que vem”, disse o deputado, durante evento de encerramento da Caravan Federativa, no CAB.
Robinsom confirmou a veracidade do material confeccionado e afirmou que as peças foram produzidas para o evento do partido que contou com a presença da presidente nacional, Gleisi Hoffmann, no Grande Hotel da Barra. Os adesivos contam com os rostos do deputado ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula. “Foi feita para o evento de hoje”, disse o parlamentar na noite de sexta-feira (25).
O que diz a lei
De acordo com o Tribunal Superior eleitoral (TSE), é permitido, antes do período oficial de propaganda eleitoral, debater e discutir políticas públicas ligadas à saúde, segurança, economia e ao meio ambiente. Também não é considerada campanha eleitoral antecipada viajar, participar de homenagens e eventos, bem como publicar fotos e vídeos nos perfis das redes sociais.
No entanto, é proibido, por lei, declarar candidatura antes da hora e fazer qualquer pedido de voto de forma explícita ou implícita. O uso de outdoors para exaltar qualidades pessoais de possíveis candidatas e candidatos também não é permitido, e essa regra vale tanto no período eleitoral quanto fora dele.