A deputada federal do PT, Ivoneide Caetano, membro do diretório de Camaçari desencadeou a maior crise política vivida pelo PT de Candeias ao participar de plenária e tentar intervir no rumos do partido na cidade. A deputada, aliada da vice-prefeita Marivalda Silva, que assumiu de vez a oposição ao prefeito Pitágoras, atacou em um só dia, o prefeito da cidade Dr Pitágoras o chamando de “tinhoso” e os próprios militantes do PT da cidade, ao afirmar que apenas “Marivalda, Loteba e Silvio Correia” fizeram campanha para o governador Jerônimo Rodrigues.
O PT de Candeias, rebateu em nota, a fala da deputada do mesmo partido dizendo que ela foi “injusta, egoísta e irresponsável”. Segundo um dirigente petista, a participação desvirtuada de Ivoneide, a convite de Marivalda, atrapalhou a finalidade da plenária. “Queríamos definir as estratégias eleitorais, posicionamentos para as próximas eleições, defender o governo Jerônimo e Lula e chegamos a consensos, mas fomos surpreendidos com as agressões gratuitas de Ivoneide chamando o prefeito de nossa cidade de “tinhoso”.
Em resposta ao Jornal Candeias, a deputada federal disse que a nota do PT contra a ela foi “emitida injustamente” e tentou remediar sua fala contra os militantes petistas. “Companheiros, eu nunca deixaria de reconhecer o papel da militância petista na eleição do ano de 2022, podem assistir o vídeo da minha fala na plenária que publiquei no meu perfil, que comprova a minha citação” e confirmou “Direita é direta, esquerda é esquerda. Do PT, cuidam os petistas”.
Perguntada pelo Jornal Candeias quem emitiu a nota injustamente, a deputada afirmou. “Por quem administra a rede do PT municipal, já que não constaram assinaturas na nota. Espero ter direito a resposta, já que o que foi dito são inverdades, podendo ser comprovadas em vídeo publicado no meu perfil”. Apesar de dizer que o foi dito na matéria são inverdades, o JC, publica novamente a postagem da página do Instagram do PT municipal.