Um assessor fantasma da prefeitura de São Francisco do Conde está sendo apontado por moradores do município como chefe do tráfico na região metropolitana de Salvador (RMS). Rian Portugal Paiva é o 01 da facção Bonde do Maluco (BDM) na cidade e o responsável em abastecer as bocas de fumo na região. A denúncia foi enviada por moradores do município a imprensa nesta manhã, o Jornal Candeias citou a informação que estava sendo apurada e a investigação chegou ao núcleo duro do governo, tendo a Chefe de Gabinete Graicy Tanfere como madrinha da “indicação”.
Segundo a apuração Rian Portugal que tem passagem pela polícia por tráfico e responde diversos processos na justiça, seria primo da Chefe de Gabinete do prefeito Antônio Calmon.
Ela é o braço direito do prefeito de São Francisco do Conde, conhecida como a mais poderosa das secretárias, apelidada na cidade como de “dama de ferro”. O Prefeito teria recebido a informação com surpresa e repúdio, e teria afirmado ter sido apunhalado pelas costas com o fato.
O site teve acesso ao contracheque do mês de Outubro de 2023 de Rian. Ele tem o cargo de Assessor II e faz parte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com um salário de R$ 1.605,00 apesar de não trabalhar nas dependências. Segundo a denuncia, ele poderia estar utilizando um carro da Prefeitura para transportar armas e drogas na região metropolitana de Salvador. Segundo o site Informe Baiano, com um salário de R$1.605,00, a prefeitura e a chefe de Gabinete ainda não se manifestaram sobre a denúncia.