Após todos os escândalos envolvendo a cidade de São Francisco do Conde virem a tona nessa semana, onde foi revelado que a Chefe de Gabinete de Prefeito Antônio Calmon (PP), Grace Tanferi empregou um primo traficante que responde a diversos processos na folha de pagamento na Secretaria de Cultura, a mãe como fantasma e diversos outros familiares a cidade acompanha perplexa os desdobramentos do caso.
A Chefe de Gabinete exigiu ontem (22) que o prefeito Calmon demita o Secretário de Cultura Robert Alexandre, que teria se oposto a continuar dando a frequência ao seu primo Rian Portugal Paiva, após a repercussão do fato na imprensa baiana. Após afirmar aos amigos que se cair do cargo, vai cair atirando, Grace virou a metralhadora para vereadores da base que não estão fazendo a sua defesa e para o secretário de Cultura, ao qual ela credita o vazamento da informação de que seu primo estaria lotado.

Segundo informações de assessores próximos o secretário Robert teria se recusado a continuar atestando a frequência do primo de Grace, já que segundo as noticias divulgadas na imprensa (veja aqui), ele responder por diversos crimes, o que traria consequências jurídicas para o mesmo. Em uma reunião ontem, a “dama de ferro” Grace teria exigido de Calmon a exoneração imediata do Secretário, para que ela possa indicar outra pessoa para assumir a pasta e continuar atestado a frequência de Rian Portugal.
O Prefeito Calmon, receoso de contrariar a “dama de ferro” que também quer demitir mais três secretários desafetos, teria cedido e determinado a demissão do Secretário Robert Alexandre que deve ser publicada no Diário Oficial nas próximas horas. No entorno do prefeito há um clima de espanto dos assessores, pois o Calmon tem assumido todo o desgaste que a Chefe de Gabinete tem levado para o centro de seu governo, onde alguns vereadores já estudam o pedido de uma CPI para investigar a nomeação do traficante.