Num cenário político em efervescência, uma recente enquete realizada pelo Jornal Candeias revelou uma polarização intensa entre o atual prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho (PSB) e o ex prefeito da cidade Jeferson Andrade (União). A disputa entre os dois demonstram que apenas Jeferson Andrade tem condições de enfrentar e vencer o atual prefeito da cidade, que tem a máquina a seu favor.

A enquete que terminou com Dailton Filho com 44% e Jeferson 42% ficou 24 horas com diversas trocas de lideranças entre os dois, caracterizando um empate técnico de dois pontos.

No final da tarde de hoje, a apuração do JC percebeu o uso político de perfis institucionais do Instagram da prefeitura sendo usados para depositar votos no gestor, o que é vedado pela legislação eleitoral e pode configurar como abuso de poder econômico e político. Identificamos votos do perfil @secultmadre @sedes_madre e @sucom_madre e @admmariaguarda
À medida que a campanha vai se iniciar em Janeiro se intensifica, os candidatos terão o desafio de destacar suas propostas e abordar as preocupações fundamentais da comunidade.
Bem atrás da votação, o também ex prefeito @jailton_jajai apareceu com 14% dos internautas, votos esses que somados a oposição ao atual prefeito chegariam a 58% de rejeição a Dailton. Esse cenário demonstra que caso Jajai não seja candidato a prefeito, a eleição de Jeferson para mais um mandato estaria consolidada. Se manter a candidatura, Jailton atenderia o sonho do atual prefeito de ver a oposição dividida.
A enquete ficou no ar nas últimas 24 horas e por ser realizada pelo Instagram do JC cada usuário da rede só pode votar uma vez.
Seguindo as normas eleitorais, o site destaca que a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, conforme o Art. 33 da Lei nº 9.504/97.
A enquete é um simples levantamento de opiniões, sem controle de amostra, não utilizando método científico para sua realização, dependendo apenas da participação espontânea dos interessados.