O ex-prefeito de Madre de Deus, Jailton Policia surpreendeu a todos e fez uma virada de 360° graus em relação a política da cidade, mostrando que está abandonando a oposição ao prefeito Dailton Filho (PSB) ao se filiar ao Partido Comunista Brasileiro (PCdoB) na tarde desta quarta (31). A surpresa veio três meses após, o ex-prefeito ter se filiado ao PP, em ato na Câmara de Vereadores que contou com a presença do líder do partido na Assembleia Legislativa da Bahia, Niltinho, o deputado federal Cláudio Cajado (PP) e o presidente do partido na Bahia, Mário Negromonte Jr.
Na ocasião, Jailtou jurou fidelidade ao projeto oposicionista a Dailton Filho. “Estamos iniciando um projeto com base em fazer o melhor para uma cidade que precisa da união e contribuição de todos”, frisou o ex-prefeito da cidade. A ida de Jailton foi articulada pelo deputado estadual Niltinho (PP), que tem base eleitoral na RMS.
A mudança de posição de Jailton Jajai se deve a uma articulação do prefeito Dailton Filho, que o derrotou nas eleições de 2020 e que teria feito um acordo para que Jailton desista de sua candidatura e o apoie na reeleição. A filiação de Jailton ao PCdoB foi confirmada pela deputada estadual Alice Portugal, ao lado da presidente municipal do partido, Miriam Alves e é o primeiro passo para justificar a saída da oposição do ex-prefeito para aderir ao governo de Dailton.
Vice-Prefeitura
O acordo de mudar de lado e ir pro colo de Dailton Filho, foi traçado na semana passada e passa pela filiação de Dailton Filho, atualmente no PSB ao Partido dos Trabalhadores (PT) nesta sexta-feira (01) em evento do PT em Vitoria da Conquista, partido que forma federação partidária (que obriga filiados de todos os partidos federados a seguirem juntos) com o PV e PCdoB, partido ao qual Jailton se filiou hoje (31).
No acordo, o atual presidente do PT, Roberto Santos vai anunciar a retirada de sua pré-candidatura a prefeito em favor da filiação de Dailton ao partido, e Jailton que agora participa da federação, vai indicar a vereadora e sua esposa Jodiane como vice do atual prefeito. Tanto Roberto, que emplacou a esposa Rosidalva dos Santos em cargo de segundo escalão na prefeitura de Madre,
quanto Jailton serão candidatos a vereadores.