A cidade de Madre de Deus, há 63 km de Salvador foi abalada ontem (21) com uma travessia maldita: um barco saindo da ilha de Maria Guarda em direção a cidade de Madre de Deus, após um festival de música de verão, afundou supostamente logo depois de uma briga no barco superlotado que transformou a alegria da cidade Sol em desespero, e a música que agita o verão em um silêncio ensurdecedor.
Um dos salva-vidas que acompanhou as buscas pelo naufrágio disse que sentiu como se estivesse no socorro ao Titanic. “Tem alguém aí? Tem alguém aí?” foi a única palavra que suspendeu o silêncio da madrugada de pesadelo, banhada pelo Baia de Todos os Santos. O naufrágio movimentou agentes de segurança e saúde de toda a região metropolitana de Salvador. Samudio de Salvador, Candeias e São Francisco do Conde ajudaram no socorro, mas a tragédia deixou até o fechamento desta reportagem 6 mortos.
Madre de Deus, cidade que tem apenas 33 km2, e 21 mil habitantes durante o verão vê a população da cidade triplicar pra o festival mais esperado da região, o Madre Verão, festa que inclusive levou centenas de pessoas a ilha de onde embarcação retornou para a cidade. Veja tudo que se sabe até agora.
O prefeito da cidade, Dailton Filho (PSB) decretou luto oficial de 3 dias, mas até o fechamento desta reportagem não cancelou a festa que continuará neste fim de semana, em luto pela morte de 6 madredeusenses. 3 mortos foram enterrados no cemitério local. Nas redes sociais, leitores do Jornal Candeias, cobram do prefeito sensibilidade diante da situação com a suspensão dos eventos deste fim de semana.
Em entrevista coletiva na tarde de hoje (22) a Marinha Brasileira, através da Capitania dos Portos da Bahia, afirmou que não foi informada pela prefeitura de que haveria um evento de grande porte na ilha e que por isso não aumentou a fiscalização da travessia.
Já a AGERBA disse não ter responsabilidade sobre o embarque e desembarque de passageiros no transporte municipal, o Marinheiro evadiu do local e a Polícia Civil afirmou que deverá concluir o inquérito em poucos dias.