Os dados de mais recentes de uma enquete realizada pelo JC no Instagram revela uma consistência da dianteira do candidato do prefeito Dr Pitágoras (PP) a sucessão, Eriton Ramos (PP) em primeiro lugar, mas uma mudança em relação a enquete realizada em Dezembro de 2023 quanto ao segundo lugar. Agora, quem aparece em segundo é a ex-prefeita Tonha Magalhães (Avante) e em terceiro lugar a atual vice-prefeita Marivalda Silva (PT), em quarto o ex-vice prefeito Jarinho (MDB).
Na enquete, Eriton Ramos aparece com 50% dos votos, Tonha Magalhães com 28%, Marivalda com 19% e Jarinho com 4%. A enquete ficou no ar nas últimas 24 horas e por ser realizada pelo Instagram do JC cada usuário da rede social só pode votar uma vez.
Em relação a dezembro, os números mostram que Eriton Ramos vem consolidando os números e a dianteira. Segundo analistas políticos os dados refletem o impacto de sua apresentação aos eleitores como o nome escolhido pelo prefeito Pitágoras para dar continuidade ao seu governo, bem como a queda que a vice-prefeita Marivalda teve para 19% em relação a enquete de Dezembro quando aparecia com 27%. Ano passado, a vice nutria o desejo de ser a candidata do prefeito e fazia elogios públicos ao gestor, o que não acontece há mais de 3 meses.
A ex-prefeita por duas vezes Tonha Magalhães que saiu do União Brasil liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto e se filou ao partido Avante da base do governo do estado, tomou a vice liderança na enquete antes de Marivalda. Em Dezembro, Tonha tinha 25% e encerrou a enquete de hoje com 28% e caso confirme sua candidatura ela tende a polarizar com o candidato do prefeito Pitágoras.
Seguindo as normas eleitorais, o site destaca que a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, conforme o Art. 33 da Lei nº 9.504/97 e é permitida até 15 de Agosto do ano da eleição.
A enquete é um levantamento de opiniões, sem controle de amostra, não utilizando método científico para sua realização, dependendo apenas da participação espontânea dos interessados, não podendo também os leitores divulgar como pesquisa.