Ainda sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Vitória ocupa a 18ª colocação da Série A com um ponto ganho em quatro partidas. Em busca da sua primeira vitória na competição, o Rubro-Negro enfrenta nas próximas rodadas duas equipes que também estão na zona de rebaixamento: primeiro, o desafio é contra o Vasco, no domingo (12), em São Januário; depois o Leão encara o Atlético Goianiense, no sábado (18), no Barradão.
No momento, o Z4 do Brasileirão é formado por Vasco (17°), com três pontos, Vitória (18°) e Atlético-GO (19°), com um ponto cada, e Cuiabá (20°), com zero. Desses, apenas o Vasco jogou as cinco rodadas da Série A. Vitória, Atlético-GO e Cuiabá somam quatro jogos cada. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Fluminense (16°), com cinco pontos em cinco partidas.
Depois de Vasco e Atlético-GO, o Vitória recebe o Botafogo, no dia 21, no Barradão, pela 3ª fase da Copa do Brasil. Na ida, o Rubro-Negro foi derrotado por 1 a 0.
Em sua sequência na Série A, o Vitória enfrentaria o Juventude, atual 15º colocado com cinco pontos, pela 8ª rodada, porém, devido a tragédia que assola o Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas, a partida foi adiada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dessa forma, após encarar Vasco e Atlético-Go, o Vitória joga no dia 1° de junho, contra o Internacional, no Barradão.
Vale a pena lembrar que o jogo a menos que o time do técnico Léo Condé tem na Série A também é contra um adversário direto, diante do Cuiabá, válido pela 2ª rodada. A partida foi adiada devido a disputa do time mato-grossense na Copa Verde.
Para iniciar a importante sequência, contra o Vasco, o Vitória terá os retornos do volante Rodrigo Andrade e do atacante Iury Castilho. O zagueiro Camutanga segue em transição física após sentir dores no joelho e há possibilidade que o defensor volte contra o time carioca. Pelo lado vascaíno, o meia Dimitri Payet, desfalque nas duas últimas partidas, está apto para a partida.