Embora o período junino seja tradicionalmente conhecido pelo forró, a Bahia vem sendo dominada pelo arrocha nas festas realizadas nos municípios este ano. As três atrações que mais se apresentam nas festividades públicas são originárias do gênero musical criado no final dos anos 1990 em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo levantamento com base em dados do Portal da Transparência do Ministério Público do Estado (MP-BA), as três atrações mais contratadas pelas prefeituras são do arrocha. São elas: Toque Dez, com 42 shows previstos; Devinho Novaes, com 36 shows; e Heitor Costa, com 32 shows – somente esse trio totaliza 160 apresentações agendadas.
Além dessas três atrações, Tayrone é o quarto na lista, com 27 shows previstos para o período, ao lado do forró da Mastruz com Leite.
Também terão agenda cheia nomes consagrados do arrocha, como Pablo e Silvano Salles. Representantes da nova geração, como Kevi Jonny, Nadson o Ferinha e Thiago Aquino, estão entre os mais requisitados para as festas deste mês.
Apesar de não liderarem a lista, os forrozeiros têm naturalmente um espaço de destaque nesta fase. Das 19 atrações do top-10 com mais apresentações, oito são do gênero forró. Além do Mastruz com Leite, estão programados shows de bandas e cantores como Calcinha Preta, Adelmário Coelho, Dorgival Dantas e Solange Almeida.
CONFIRA RANKING ABAIXO:
1 – Toque Dez: 46
2 – Devinho Novaes: 36
3 – Heitor Costa: 32
4 – Mastruz com Leite e Tayrone: 27
5 – Calcinha Preta e Iguinho e Lulinha: 23
6 – Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes: 21
7 – Kevi Jonny e Pablo: 18
8 – Dorgival Dantas e Solange Almeida: 17
9 – Nadson o Ferinha e Silvano Salles: 16
10 – Adelmario Coelho, Fulô de Mandacaru, Gatinha Manhosa e Thiago Aquino: 15