Ao analisar o cenário das eleições municipais no estado, o presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, disse que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) conduz estratégias vitoriosas para os candidatos da base e afirmou que o atual chefe do Executivo conseguirá até superar os feitos de Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT).
“Jerônimo sairá ainda maior das eleições municipais”, anteviu o dirigente partidário, nesta quinta-feira (18), destacando ainda que o momento é favorável para o PT e para a esquerda em 2024.
“Penso que Jerônimo fará mais do que Rui e Wagner fizeram. Wagner venceu [para governador] tendo apenas 30 prefeitos, se elegeu, se reelegeu, a gente fez um monte de prefeito, e com Rui foi uma situação mais difícil. Com os governos Temer e Bolsonaro a gente caiu de novo. Na minha avaliação, Jerônimo vai retomar o que a gente passou com Rui e vai ampliar o que tivemos com Wagner”, avaliou o presidente do PT baiano.
Otimista, Éden Valadares disse ainda que o PT fará o sucessor de Moema Gramacho em Lauro de Freitas e que retomará Vitória da Conquista, Camaçari e Juazeiro, além de ganhar pela primeira vez em Feira de Santana. “Vamos levar essas cidades a ter gestões aliadas aos governos Estadual e Federal e fazer com que seus moradores voltem a se orgulhar dos seus municípios”, conjecturou.
“2024 será bem melhor. Nossa expectativa é de mais do que dobrar o número de prefeitos do PT”, previu o presidente do PT da Bahia, lembrando que 2016 e 2020 foram anos eleitorais difíceis para a esquerda como um todo, em decorrência do que classificou como “golpe na presidenta Dilma Rousseff” e “perseguição e prisão ilegal de Lula”.