O Vitória vai ao sul do país para um jogo importante contra o Grêmio, adversário direto na luta contra o rebaixamento. A partida será às 11h, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, e é válida pela 18ª rodada da Série A.
O confronto coloca frente a frente a equipe que mais sofreu gols no campeonato, o Vitória, e o ataque mais ineficiente, que é o do Grêmio. O clube comandado por Renato Gaúcho marcou apenas 10 gols nas 15 rodadas que disputou. Em sete dessas partidas, o Grêmio não fez gol.
Já o Vitória sofre é pela fragilidade da defesa, que tomou 28 gols em 17 rodadas. O time só não foi vazado em duas oportunidades: empate de 0 x 0 com o Cuiabá e vitória sobre o Fluminense por 1 x 0. Uma das explicações pode estar relacionada às mudanças constantes no setor. Nas 13 partidas em que comandou o time, o técnico Thiago Carpini já utilizou 10 formações diferentes na linha de quatro jogadores que compõem a defesa. Sem desfalques na zaga e laterais, o treinador terá a oportunidade de utilizar o que tem de melhor para se impor diante da equipe gaúcha.
O Grêmio tem apenas 11 pontos na série A, mas duas partidas a menos que o Vitória, que já entrou em campo 17 vezes. Com aproveitamento inferior a 30%, os times precisam melhorar a média de pontos por rodada, já que essa porcentagem costuma resultar na queda para a segunda divisão.