A pugilista baiana Bárbara dos Santos, conhecida como Bynha, estreou no fim da manhã desta quinta-feira (1º) nos Jogos Olímpicos de Paris. Em combate realizado na Arena Paris Norte, ela perdeu para a lutadora de Taiwan, Chen Nien-Chin.
A adversária foi melhor nos três rounds, acertou muitos golpes contundentes e ganhou por decisão unânime da arbitragem, Com a derrota, Bárbara está eliminada da competição e não tem mais chance de ganhar medalha.
Nascida em Salvador, Bárbara tem 33 anos e passou a infância no bairro de Vila de Abrantes, em Camaçari. Atleta da categoria até 66 kg, foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, e ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial, realizado na Índia.
Para a disputa das Olimpíadas de Paris, a baiana fez sua preparação junto com a delegação brasileira, em São Paulo. Em julho, a seleção viajou para a cidade de Rio Maior, em Portugal, para realizar os últimos treinos antes dos Jogos, e desembarcou na França no fim do mês passado. Durante o ciclo olímpico, Bynha disputou 38 lutas e ganhou 32.