A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda e comercialização de sete tipos de balas da marca Dori, devido à suspeita de contaminação por salmonella.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União e exigiu o recolhimento dos lotes investigados. Em seu site, a Dori informou que começou a retirada dos produtos feitos na fábrica de Rolândia/PR entre 21/06 e 10/07.
“A Dori Alimentos (CNPJ No. 52.123.916/0010-23) informa que iniciará o recolhimento voluntário dos seguintes produtos, distribuídos em âmbito nacional, fabricados em sua unidade fabril de Rolândia/PR, no período compreendido entre 21/06/24 e 10/07/24”
Entre os produtos estão: Bala Hortelã Mint, Bolete Tutti Frutti e a Bala Yogurte 100.
Além da orientação de que as lojas e comércios retirem de circulação os produtos, a Dori informou ainda que a fábrica de Rolândia passou por descontaminação e limpeza.
Caso algum cliente tenha comprado ou consumido os produtos de lote contaminados, pode entrar em contato com a empresa através do 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, ou por e-mail sac@dori.com.br.
SALMONELLA
Sobre a bactéria, o Ministério da Saúde afirma que: “Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.”
Dentre os sintomas que surgem após infecção estão:
– Diarreia;
– Vômitos;
– Febre moderada;
– Dor abdominal;
– Mal-estar geral;
– Cansaço;
– Perda de apetite;
– Calafrios.
Em geral, a infecção causada pela Salmonella (salmonelose não tifoide) não precisa de internação ou de outras intervenções médicas, com tratamento sendo feito em casa, por meio de repouso, ingestão de bastante água para manter hidratação e controlar os sintomas. Em casos graves, a reposição eletrolítica (para fornecer eletrólitos perdidos pelo vômito e diarreia) e reidratação são indicados.