Um dos principais líderes de uma facção criminosa, Averaldinho, do bairro do Calabar, em Salvador, foi alvo da “Operação Comando” na manhã desta quarta-feira (28). O criminoso, que chefia o tráfico nos bairros do Calabar e Alto das Pombas, foi transferido do Conjunto Penal Masculino de Salvador para o presídio de segurança máxima de Serrinha.
A operação foi realizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal do MP (Gaep) e da Secretaria de Administração e Ressocialização do Estado (Seap), através do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop).
Anteriormente, o detento estava encarcerado no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. Em maio deste ano, durante uma revista na cela onde estava recluso, foram encontrados porções de maconha, cocaína e dois chips de celular, o que reforçou as suspeitas de que, mesmo preso, ele continuava a exercer controle sobre o tráfico de drogas nas regiões sob seu domínio.
De acordo com o MP-BA, o homem não só coordenava o tráfico de drogas nos bairros de Calabar e Alto das Pombas, mas também orquestrava crimes contra o patrimônio na orla de Salvador, direcionando ataques a turistas e moradores de bairros nobres da capital. Essas ações criminosas eram executadas por cúmplices que permaneciam em liberdade, enquanto ele, de dentro da prisão, articulava as operações.