O Banco do Brasil (BB) iniciou nesta sexta-feira (11) os testes da nova funcionalidade do Pix por aproximação, em parceria com sua subsidiária Cielo. O projeto-piloto será restrito inicialmente aos funcionários do banco em São Paulo e Brasília, com expansão para todos os correntistas até dezembro. O lançamento oficial do Banco Central está previsto para fevereiro de 2025.
A nova modalidade permite que os usuários realizem pagamentos de forma simplificada, sem a necessidade de escanear QR Codes ou inserir chaves Pix. Ao cadastrar suas contas em carteiras digitais de smartphones ou smartwatches, será possível concluir transações com um simples toque, como já acontece com os cartões de crédito e débito em dispositivos móveis.
Para garantir a segurança das operações, o sistema solicitará uma senha a cada pagamento, que geralmente será a mesma usada para desbloquear o aparelho. “O pagamento por aproximação é amplamente utilizado no Brasil, especialmente com cartões. Trazer essa praticidade para o Pix oferece ao cliente mais opções e reforça nosso compromisso com a inovação”, explicou Pedro Bramont, diretor de soluções em meios de pagamento do Banco do Brasil.
Os clientes que quiserem utilizar a nova funcionalidade precisarão acessar o aplicativo do BB e selecionar a opção “Pix por aproximação”, com autenticação biométrica ou senha. Para transações acima de R$ 200, será exigida uma senha adicional.
No início, a funcionalidade estará disponível apenas em maquininhas do modelo LIO On, mas o banco planeja ampliar para outros dispositivos até o fim do ano, visando modernizar o sistema de pagamentos e proporcionar mais agilidade e conveniência aos clientes.