Moradores de Candeias e das cidades vizinhas vêm relatando ao Jornal Candeias que estão sem abastecimento de água há dias. As reclamações abrangem todos os bairros da cidade, além de distritos de São Francisco do Conde e Madre de Deus. Desde a última quarta-feira (20), bairros como Condomínio Ouro Negro, Urbis 1, Nova Candeias e o Centro estão sem água. No sábado (23), os bairros Malembá e Urbis 2 também passaram a sofrer com o problema, enquanto a empresa estadual responsável ainda não tomou providências para resolvê-lo.
Uma possível causa do desabastecimento seria uma série de demissões de servidores terceirizados da Embasa, do Governo do Estado que ocorreram após o fim das eleições. Entre os setores mais afetados estão aqueles responsáveis pelas “manobras” que liberam água para os bairros, além das equipes que realizam ligações, cortes e religações. Alguns funcionários demitidos afirmaram ter sido orientados a permanecer em casa até que a empresa finalize um novo contrato.
Na manhã desta segunda-feira (25), alguns bairros já completam quatro dias sem receber um pingo de água nas torneiras, com apenas vento saindo dos encanamentos. Nenhuma explicação oficial foi dada até o momento. O Jornal Candeias tentou contato com a Embasa, mas não obteve resposta. A empresa disponibiliza um serviço gratuito de solicitação de carros-pipa pelo telefone 0800 para as residências mais afetadas.