O influenciador digital e rifeiro Ramhon Dias deve ser solto ainda nesta terça-feira (03) após decisão do juiz Cidval Santos Sousa Filho, da Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa de Salvador. A determinação, que revoga a prisão preventiva de Dias, foi emitida no último dia 25 de novembro e publicada oficialmente hoje.
Preso desde 5 de setembro durante a operação “Falsas Promessas”, Ramhon Dias é acusado de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Segundo investigações da Polícia Civil, o esquema utilizava rifas ilegais promovidas nas redes sociais como fachada. Os sorteios não eram legítimos: os vencedores eram fictícios, e os prêmios jamais entregues. Inicialmente, acreditava-se que a prática envolvia apenas jogos de azar, mas a apuração apontou o uso das rifas para encobrir os crimes financeiros.
Apesar da liberdade, Ramhon Dias terá que cumprir uma série de medidas restritivas. Ele usará tornozeleira eletrônica, está proibido de sair da capital baiana por mais de sete dias sem autorização judicial e deverá manter endereço e contatos telefônicos sempre atualizados. Além disso, será obrigado a comparecer regularmente aos atos processuais relacionados ao caso.