O prefeito Bruno Reis, cumpriu 33 de suas 54 promessas de campanha feitas em 2020, segundo um levantamento realizado pelo G1, divulgado nesta segunda-feira (30). Esse índice representa 61,1% das promessas feitas, o maior entre os prefeitos das capitais brasileiras.
O estudo “Promessas dos Políticos” analisa o cumprimento das promessas feitas pelos prefeitos eleitos em 2020 ao longo do mandato de 2021 a 2024. O levantamento mostrou que, no total, os prefeitos das 26 capitais do país cumpriram menos da metade das promessas feitas aos eleitores, com uma média de 45% de compromissos realizados.
Bruno Reis ocupa a quinta posição no ranking geral entre todas as capitais e a segunda posição no Norte e Nordeste. Entre os compromissos cumpridos em Salvador, se destaca a criação de um programa de urbanização, a conclusão das obras do BRT, a implantação do programa Vida Nova, a criação da Casa da Mulher Brasileira, obras de contenção de encostas, a expansão da cobertura de saúde bucal para crianças e a criação de novos espaços públicos na cidade.
O prefeito também mencionou que outros compromissos estão próximos de ser entregues, como os viadutos direcionais da região do Detran e a escola da Associação dos Amigos do Autista (AMA), voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Bruno Reis afirmou que o levantamento não considera as obras quase concluídas ou em andamento. “Tenho certeza que, ao final do mandato, cumpriremos todos os nossos compromissos e enfrentaremos os desafios do segundo mandato”, disse o prefeito, reeleito em outubro com quase 80% dos votos válidos.