O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou em pronunciamento na quarta-feira (25) que a polícia não pode combater a criminalidade cometendo crimes.
“A polícia não pode combater a criminalidade cometendo crimes. As polícias federais precisam dar o exemplo às demais polícias”, afirmou .
Lewandowski também lamentou o caso da jovem baleada na cabeça durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio de Janeiro, na véspera de Natal. “O lamentável incidente ocorrido nesta terça-feira (24), no Rio de Janeiro, demonstra a importância de uma normativa federal que padronize o uso da força pelas polícias em todo o país.”
O ministro se solidarizou com a vítima e seus familiares e reafirmou que está empenhado para que as responsabilidades serem devidamente apuradas.
Jovem baleada em operação policial
Juliana Leite Rangel foi atingida quando trafegava com a família pela BR-040, a rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias (24 km do Rio de Janeiro). Ela está internada em estado gravíssimo.
A PRF disse que afastou três policiais que faziam patrulhamento no trecho em que houve os disparos, e que apura internamente o ocorrido. O caso é investigado pela Polícia Federal.