Ex-prefeita de Lauro, Moema Gramacho (PT) emitiu nota apontando que tomou conhecimento do pagamentos de contratos milionários de aliados, em detrimento dos servidores, via denúncia da atual prefeita, Débora Régis, pela imprensa.
Ela garante que não autorizou o pagamento e prometeu que irá investigar o que ocorreu.
Leia íntegra:
“A VERDADE HÁ DE PREVALECER:
Moema responde que “NÃO AUTORIZOU O PAGAMENTO DESSAS INDENIZAÇÕES CITADAS POR DÉBORA REGIS E QUE, AO CONTRÁRIO, TOMOU CONHECIMENTO PELA MÍDIA E ESTÁ ENTRANDO COM UMA SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DE INVESTIGAÇÃO PARA APURAÇÃO DOS FATOS”.
Como não tem mais acesso diretamente ao Sistema da Prefeitura desde o dia 01 de Janeiro, vai fazer a solicitação à nova gestão que constitua uma Comissão formada pelas partes, a exemplo da Comissão de Transição, pra apurar as responsabilidades.
Moema ressalta ainda que ainda nem havia inserido no Sistema os “ Restos a Pagar” porque ainda estava aguardando o fechamento do Ano pra fazê-lo e ver se teria recursos pra pagar a Folha Integral.
Vale salientar que o prazo pra registrar os “Restos a Pagar”, ou seja: dizer quais as despesas e respectivas receitas pra quitá-las, só se encerra no dia 31 de Janeiro de 2025, portanto ainda tem prazo. E o pagamento da Folha de Dezembro também ainda poderia ser paga até o quinto dia útil do mês subsequente, portanto até 06 de Janeiro de 2025. Portanto, ainda com prazo também. E por isso que o que Moema autorizou foi preparar a Folha de pagamentos pra saber o valor e avaliar se teria condições de pagar ou colocar em “Restos a Pagar” com o que já houvesse nas contas da Prefeitura ( até o dia 31 de dezembro) e deixar que a nova Gestão completasse com os recursos previstos de entrada logo no início do mês de janeiro ( recursos oriundos dos Governos Federal e Estadual que entram mensalmente e outros ).
Procedimento igual seria feito com outros pagamentos a exemplo de pedidos de Rescisões, fornecedores e outros encargos.
Moema afirma que Independente dela própria buscar apurar os fatos vai encaminhar pra nova Gestão uma solicitação de abertura de Processo Administrativo pra Apuração, com a constituição de uma Comissão conjunta com representantes das partes.
MOEMA ressalta ainda que não tem histórico de trair ninguém, muito menos os “trabalhadores”! Haja vista que os Professores de Lauro de Freitas estão dentre os que têm os salários mais altos da Bahia, porque as Gestões de Moema pagavam o Piso sobre todos os níveis da Carreira e não só no inicial. Dentre outras vantagens pra classe trabalhadora do município. Foram também as Gestões que mais fizeram Concursos Públicos na História de Lauro de Freitas.
Não seria agora que iria priorizar outras coisas ao invés de pagar os salários dos trabalhadores. Só não utilizaria os recursos cujas origens já vêem com destinação específica e não estariam autorizados a remanejá-los.
A VERDADE SEMPRE PREVALECERÁ e Moema Gramacho sempre se pautou em primeiro buscar a verdade antes de fazer qualquer denúncia. E como nem todos(as) agem da mesma forma, ela vai buscar as informações reais pra resgatar a “VERDADE”.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação – Moema Gramacho