A Bahia, com destaque para Salvador, está enfrentando um novo aumento no número de casos de Covid-19 às vésperas do Carnaval, que começa oficialmente em menos de duas semanas. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até 6 de fevereiro, foram registrados 1.819 novos casos da doença e nove mortes no estado, com cinco delas ocorrendo em Salvador.
Os dados revelam que a capital baiana lidera os casos nas últimas 10 semanas epidemiológicas, com 772 registros confirmados. As faixas etárias mais afetadas são de 30 a 39 anos e 40 a 49 anos.
Em entrevista, Márcia São Pedro, diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVEP), alertou para o impacto da redução de buscas por testagem nos serviços de saúde e ressaltou a importância de manter a vacinação em dia e seguir as medidas de prevenção durante as grandes festas.
Com o aumento das aglomerações no Carnaval, a Secretaria de Saúde reforça as campanhas de vacinação e medidas preventivas como o uso de máscara e higiene das mãos para evitar a propagação do vírus.