A Embasa identificou e retirou 32 fraudes de ligações clandestinas em um condomínio de alto padrão em Barra do Jacuípe, na orla de Camaçari, ao longo do mês de fevereiro. O desvio feito no local é equivalente a 480 mil litros de água por mês. A ação faz parte da Operação Carnaval 2025.
O gerente regional de Camaçari, Laesandro Araújo, explica que o furto de água prejudica o abastecimento de quem paga a conta em dia, já que o volume projetado pela Embasa se destina aos imóveis com ligações devidamente cadastradas na empresa e cujo consumo pode ser medido.
A ligação clandestina também expõe a água distribuída pela rede a contaminantes externos, colocando em risco a saúde das pessoas.
O furto de água é classificado como um crime contra o patrimônio passível de multa e pena de um a quatro anos de prisão, conforme o artigo 155 do Código Penal.
A população pode denunciar a ocorrência de furto de água ou de ligações clandestinas, sob anonimato, nos canais de atendimento: 0800 0555 195 ou Atendimento Virtual (site ou app).