As embarcações que vão atuar no Madre Verão 2025 foram alvo de operação do MP-BA (Ministério Público da Bahia), que fiscalizou os momentos de embarque e desembarque, além do limite de tripulantes e embarcações clandestinas.
Já foram vistoriadas 22 embarcações, das quais, 17 receberam o adesivo. A medida é para evitar acidentes como o do ano passado, que uma embarcação naufragou, resultando na morte de oito pessoas.
Para esse ano, o MP-BA colou um selo de inspeção exclusivo para o evento nas embarcações que atestem a realização da inspeção prévia. A medida foi colocada em prática para que a população saiba quais embarcações são seguras para o evento, que acontece na Ilha de Maria Guarda.
Durante o trajeto, a capitania vai intensificar a fiscalização neste sábado (15) e no domingo (16). Quatro equipes de fiscalização, sendo duas na ilha de Maria Guarda, uma no terminal Porto do Mirim, e uma na água, irão trabalhar.
Palestras educativas foram realizadas para operadores e usuários, além de distribuição de materiais informativos e reforço na segurança nos terminais e embarcações. A ação é resultado de uma mediação realizada pelo Centro de Autocomposição e Construção de Consensos do MPBA (Compor).