A Polícia Civil decidiu agir contra a violência das torcidas organizadas no estado. A delegada-geral Heloísa Brito publicou no Diário Oficial do último sábado, 1º, uma portaria que autoriza a criação do Núcleo Especial de Proteção ao Torcedor (Neprot).
Conforme o documento, o Neprot terá como finalidade atuar na repressão qualificada de crimes que resultem em violência em eventos esportivos em Salvador e seu entorno e será vinculado à Agência de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM).
Entre as atribuições do novo núcleo estão:
– Realizar ações de inteligência para monitoramento e identificação de possíveis crimes relacionados a eventos esportivos, inclusive em ambientes virtuais;
– Fornecer suporte às investigações por meio da produção de relatórios técnicos e de inteligência, subsidiando o ciclo completo da polícia judiciária;
– Apoiar as apurações das infrações penais ocorridas antes e após sua criação;
– Atuar de forma integrada e colaborativa com órgãos do sistema de segurança pública, defesa social e entidades esportivas para a repressão e prevenção de ações violentas orquestradas por torcedores ou torcidas, organizadas ou não, especialmente nos casos de investigações complexas.