A atual vereadora e ex-chefe de gabinete da prefeitura de São Francisco do Conde, Grace Tanferi, viu seu nome ser desgastado no ano passado na mídia por uma articulação de secretários da própria gestão de Antônio Calmon. Grace, tida como Dama de Ferro, foi a principal secretária da gestão passado do atual prefeito, e foi cotada para ser sua vice-prefeita para o atual mandato de Calmon. Enquanto chefe de gabinete, ele tentou de todo modo barrar as investidas do grupo do “Rei do Lixo”, realizando auditorias informais nos contratos, que agora se revelam muito suspeitos.
O Jornal Candeias revelou na última segunda feira (17) que a empresa COMTECH ENGENHARIA já recebeu mais de R$ 150 milhões de reais em supostas manutenções de escolas e pavimentações (Veja aqui SFC: COMTECH ENGENHARIA, EMPRESA LIGADA AO “REI DO LIXO” RECEBEU MAIS DE 150 MILHÕES EM CONTRATOS SUSPEITOS). A notícia de que muitos dos serviços não foram executados foi confirmada por um ex-funcionário da gestão que preferiu se manter em off. “A única pessoa que realmente bateu de frente contra eles foi Grace. Ela fez de tudo, mostrou a Calmon que os contratos eram exorbitantes, que existiam coisas erradas, mas Calmon preferiu ouvir Luis. Me lembro de uma reunião próximo ao dia das mães, em que Luis ligou pra o “Rei do Lixo” e disse que era hora de acabar com a imagem de Grace e tirar ela do jogo” afirmou. Segundo essa mesma fonte, logo após, várias denúncias começaram a surgir na imprensa contra Grace a época.
O desgaste na imagem de Grace começou a se expandir, enquanto o Secretário de Infra Estrutura e Obras, Luis Henrique lançou a sua pré-campanha para vice-prefeito de Calmon em virtude de todo envolvimento e força que exerce junto ao “Rei do Lixo”, tido nos meios políticos de São Francisco como seu “ajudante de ordens”. Luís foi e ainda é o responsável pelos contratos de obras, principalmente os da COMTECH ENGENHARIA alvo agora das graves denúncias que podem começar a ser investigados pela Overclean. Uma medição feita em uma obra no Alto da Santa Rita esta sendo analisada pela reportagem do Jornal Candeias, pois apesar de ter sido paga e autorizada pelo secretário, a Obra não foi concluída, e os funcionários estão sendo recolocados as pressas, após nossas denúncias.
A fonte do site contou ainda que após Grace tentar alertar Calmon de supostas irregularidades nos contratos da reforma da Orla e da Detetização, ela passou a ser odiada pelo grupo ligado ao “Rei do Lixo”. “Após aquele dia foi pancada toda hora. Eles muniam a imprensa com informações sobre a vida pessoal dela e de seus familiares. A única coisa que posso dizer é que ela sempre esteve certa. Ela perderia o cargo, mas não queria ver Calmon preso. Enquanto ele queria o seu bem, eles queriam ver Calmon afundando, pois achavam que teriam a vice-prefeitura para depois derrubar Calmon” afirmou a fonte.
A investida do grupo do “Rei do Lixo” só não deu certo, pois apesar de não confiar no atual vice-prefeito Marivaldo do Amaral (PSB), que era vereador na época, o mesmo pontuava bem nas pesquisas de opinião da cidade, e poderia compor a chapa de oposição de Ró Valentin (PcdoB). Calmon fez então uma aliança que definiu a eleição com seu ferrenho opositor na Câmara de Vereadores, sepultando de vez o sonho do grupo do “Rei do Lixo” de ter a vice-prefeitura. “Luis tirou foto de candidato, estava pronto com sua equipe para ser o vice. O Líder foi esperto e Luis soube pela imprensa que não seria. Ai voltou a bajular Calmon” afirmou a fonte.
Desaparecido
O Prefeito Antônio Calmon desapareceu da cidade há mais de 40 dias, e ninguém encontra mais na prefeitura. Os programas sociais foram interrompidos, funcionários demitidos, e praticamente a prefeitura de São Francisco do Conde deixou de existir. Na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (18), o prefeito fugiu mais uma vez de encarar a população agora arrependida. Para fazer a leitura da mensagem obrigatória, Calmon enviou o seu vice-prefeito Marivaldo do Amaral que leu uma mensagem de menos de cinco minutos, visivelmente constrangido. A sede da prefeitura nos últimos dias tem sido em um escritório luxuoso no prédio do Salvador Business Torre América, onde as reuniões tem sido agitadas.