A partir desta segunda-feira (3), será possível pagar boletos não apenas através do código de barras, mas também através de outros métodos, como o Pix.
A resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro, que moderniza o boleto bancário tradicional, entra em vigor. Atualmente, os boletos podem incluir um código QR específico para a realização do pagamento através do Pix.
O usuário apenas precisa apontar o celular e finalizar a transação. A principal vantagem é que a transação através do Pix é liquidada imediatamente, evitando a espera de vários dias, como acontece com alguns boletos bancários.
Outra inovação aprovada pela resolução de dezembro ainda aguarda instruções do Banco Central para entrar em vigor. O boleto de cobrança dinâmico (também conhecido como boleto dinâmico) possibilita a mudança de propriedade de títulos quando a dívida é negociada e muda de mãos.
De acordo com o Banco Central, o instrumento proporcionará maior segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por determinados títulos, como a duplicata escritural estabelecida pela Lei no 13.775, de 20 de dezembro de 2018. A normativa estabelecerá as categorias de ativos financeiros que podem ser associados ao boleto dinâmico.