O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, usou as redes sociais nesta sexta-feira (14), para comentar a queda expressiva na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada no mesmo dia, aponta que a popularidade do governo caiu de 35% para 24% em apenas dois meses, atingindo o pior índice dos três mandatos de Lula. Enquanto isso, a reprovação subiu de 34% para 41%.
Em sua publicação, ACM Neto atribuiu os números à insatisfação popular diante das dificuldades econômicas e criticou a gestão petista. “Já era esperado: a avaliação do presidente Lula é um retrato do sentimento dos brasileiros. Está cada vez mais difícil para o trabalhador levar o pão para dentro de casa. E enquanto as pessoas esperam respostas para os graves problemas que enfrentam no dia a dia, o governo vira as costas para a população e não consegue mais controlar a inflação e o preço dos alimentos. Depois de dois anos, Lula precisa começar o seu terceiro governo.”
Os dados do Datafolha também revelam que a desaprovação de Lula aumentou em segmentos historicamente ligados ao PT.Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, a aprovação despencou de 44% para 29%. No Nordeste, região onde Lula tradicionalmente encontra forte apoio, o índice caiu de 49% para 33%, mostrando um desgaste significativo do governo na região.