O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), antecipou sua viagem a Salvador para ampliar articulações políticas e buscar apoio empresarial para sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. Inicialmente previsto para quinta-feira (3), seu embarque foi adiantado para esta terça-feira (1º), dois dias antes do evento de lançamento de sua campanha, marcado para sexta-feira (4).
Caiado tem encontros programados com empresários e será homenageado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). A estratégia do governador é se consolidar como uma alternativa à candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ampliar sua visibilidade no Nordeste, onde o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem forte base eleitoral.
O governador goiano não recuou da disputa pelo Planalto, apesar da pressão dentro do União Brasil, que negocia uma federação com o PP. Ele será recebido pelo vice-presidente do partido, ACM Neto, e pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União).
Além de políticos locais, Caiado contará com uma comitiva de aliados, incluindo empresários, prefeitos e parlamentares goianos. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), confirmou presença no evento na capital baiana.
Durante sua estadia, o governador receberá o título de cidadão baiano e a comenda 2 de Julho em sessão solene na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O lançamento da pré-candidatura estava inicialmente previsto para ocorrer no estacionamento da Casa, mas foi transferido para um centro de convenções para evitar possíveis questionamentos jurídicos.