Nesta segunda-feira (24) foi anunciado que André Viana vai assumir o comando da Polícia Civil, substituindo Heloísa Brito no cargo de delegado-geral. Viana está à frente da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Depin), e tem uma trajetória longa na segurança pública.
O novo delegado-geral está na Polícia Civil desde 2001, onde começou como agente da polícia judiciária em Sergipe. Entre as suas qualificações, Viana se destaca por ter formação nos cursos de operador tático, atirador de precisão, gerenciamento de crise e negociação pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT).
Ele também se especializou em combate a sequestros, com formação no Equador pela Polícia Nacional (Unidade Antissequestro), além de operações táticas especiais pela Polícia Civil da Bahia. Além disso, já ocupou cargos de destaque na corporação, como delegado titular em Paulo Afonso, coordenador regional da Polícia Civil em Ilhéus, coordenador geral da Coordenação de Operações Especiais (COE) e diretor do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil da Bahia.
Viana é graduado em gestão de segurança pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e um MBA em gerenciamento de projetos pela Unifacs.