A Polícia Militar da Bahia realiza, nesta quinta-feira (27), às 16 horas, na Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB), a solenidade de transmissão de cargo do novo comandante-geral da instituição. O coronel Antônio Carlos Silva Magalhães substitui o coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, que esteve à frente da PMBA por quatro anos e dois meses.
Na solenidade, também haverá a assunção do novo subcomandante-geral da PMBA, coronel Antônio do Nascimento Lopes, que substitui o coronel Nilton Cézar Machado Espíndola.
O anúncio do 65º comandante-geral da PMBA, instituição que passa por um momento histórico ao completar 200 anos, foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (24), e a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na terça-feira (25).
Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis, o coronel Magalhães iniciou a carreira na PMBA como soldado e, após ingressar no oficialato, alcançou o posto de coronel, o mais alto da corporação. Mestre em Planejamento Territorial (Ucsal), o oficial possui cursos de Montanhas e Limites pelos Carabineiros do Chile, de Ações Táticas Especiais, de Instrutor de Abordagem e de Inteligência Policial.