Dados obtidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que, de janeiro a março de 2025, houve um aumento de 88% no número de motoristas flagrados dirigindo sem o descanso obrigatório nas rodovias federais da Bahia. Ao todo, foram 3.200 infrações registradas no período, contra 1.704 no mesmo intervalo do ano passado.
A PRF afirma que, mesmo com os esforços de fiscalização, os índices de acidentes e óbitos envolvendo caminhões continuam altos e exigem medidas de controle mais eficazes, incluindo fiscalização rigorosa e políticas públicas.
Na última semana, a PRF deu início a terceira etapa da operação Descanso Legal, focada no controle do tempo de repouso dos caminhoneiros. Até 4 de abril, agentes irão atuar em corredores estratégicos das rodovias federais, verificando as condições dos veículos e dos condutores de transporte de carga.
Durante as abordagens, os policiais utilizarão o cronotacógrafo para checar o tempo de condução e o cumprimento das 11 horas ininterruptas de descanso exigidas por lei a cada 24 horas. Além disso, serão fiscalizados a documentação dos veículos e cargas, bem como o estado de conservação dos veículos, com ênfase no sistema de freios.
No ano de 2024, as rodovias federais baianas registraram 1.352 acidentes com veículos de carga, resultando em 64 mortes e 529 feridos. Nos primeiro trimestre de 2025, já foram contabilizados 296 sinistros e 16 óbitos, o que acende um alerta para a PRF. As estatísticas mostram que a maioria dos acidentes está diretamente relacionada ao comportamento dos condutores.
O modal rodoviário responde por aproximadamente 65% da movimentação de cargas no Brasil, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). O país conta com cerca de 600 mil caminhoneiros autônomos, 200 mil empresas e 482 cooperativas cadastradas no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTC). A frota nacional de caminhões e carretas chega a 7,9 milhões de veículos, que transportaram, em 2024, mais de 175 milhões de toneladas de cargas diversas.