O ex-jogador brasileiro Daniel Alves foi absolvido pela Justiça da Espanha nesta sexta-feira (28) no caso de estupro pelo qual havia sido condenado.
O Tribunal Superior da Catalunha anulou, por decisão unânime, a sentença que determinava pena de 4 anos e 6 meses de prisão para o atleta. Com isso, Alves, que foi preso em janeiro de 2023 e passou mais de um ano detido, fica totalmente em liberdade e sem acusações na Justiça espanhola.
A decisão revoga a condenação imposta por um tribunal inferior, que havia determinado a pena pelo suposto crime ocorrido em uma boate de Barcelona. Desde o ano passado, o ex-jogador já estava em liberdade provisória após pagar fiança de 1 milhão de euros, enquanto aguardava o julgamento do recurso.
No entanto, a Promotoria de Barcelona havia solicitado o aumento da pena, alegando agravantes no caso. O tribunal catalão, ao revisar o processo, considerou que havia “falta de fiabilidade do depoimento” da vítima, especialmente em trechos que poderiam ser verificados por meio de registros em vídeo.
A sentença divulgada nesta sexta-feira aponta que “o relato da autora não corresponde à realidade” em alguns pontos analisáveis objetivamente.
Com a absolvição, Alves não enfrenta mais pendências judiciais na Espanha e tem a liberdade restabelecida.