A Justiça da Bahia decretou, nesta quarta-feira (26), a prisão preventiva de Jasiane Silva Teixeira, conhecida como “Dona Maria”, apontada como uma das principais lideranças do tráfico de drogas no estado. A decisão atende a um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que denunciou a criminosa por lavagem de dinheiro.
Detida em janeiro deste ano em São Paulo, “Dona Maria” foi flagrada com R$ 66 mil em espécie, dez celulares e documentos relacionados ao tráfico. Ela já respondia a quatro ações penais por homicídio e tráfico de drogas e fazia parte do “Baralho do Crime” da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Jasiane administrava uma facção criminosa atuante em Vitória da Conquista, sendo responsável pelo controle financeiro do grupo. As investigações apontam que ela utilizava um esquema de lavagem de dinheiro, movimentando os lucros ilícitos em contas de terceiros para dificultar o rastreamento.
Além da acusação de lavagem de dinheiro, a decretação da prisão preventiva tem o objetivo de evitar uma possível fuga e impedir interferências nas investigações. A Justiça também determinou a transferência da ré para a Bahia, onde responderá pelos crimes.