O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (28) acreditar que o presidente Lula disputará a reeleição em 2026 e terá apoio superior à frente ampla arregimentada na disputa contra Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
“O presidente Lula é candidato à reeleição e é o presidente que pode seguir fazendo o Brasil crescer acima de 3% por ano. O presidente que pode fazer o Brasil aumentar o investimento de outros países aqui. Agora mesmo nós estamos dialogando de forma intensa com os chineses para aumentar o volume de investimentos aqui”, declarou Rui Costa em entrevista à rádio Metrópole.
“Acho que vai construir até uma aliança mais ampla que ele conseguiu construir em 2022. Espero que, nesse período, a gente vá gestando novas lideranças”, disse o ministro.
Na corrida contra Bolsonaro, a chapa de Lula conseguiu atrair líderes partidários de centro e o apoio de oito ex-presidenciáveis —o mais emblemático deles a dobradinha com Geraldo Alckmin, ex-tucano e adversário histórico em eleições ao Planalto.
Para Rui Costa, Lula é hoje o presidente em âmbito global que consegue dialogar com o mundo, diferentemente do que vem fazendo Donald Trump, nos Estados Unidos.
“Nesse momento de confusão mundial liderado pelas posturas do presidente americano, o Brasil tem que intensificar o diálogo com os outros países e costurar uma relação multilateral em que o Brasil ajude e seja ajudado”, afirmou o ministro.