Após demitir todos os cargos de confiança da cidade de Madre de Deus, o prefeito Dailton Filho, deixando quase mil funcionários desempregados, já começa a recompor seu governo a partir de segunda-feira (31). Diversos nomes começaram a circular no meio político na tarde desta quinta-feira (27) para compor a nova gestão.
Um dos nomes confirmados ao jornalista Tailan Henrique, do site Se Conecta Bahia, foi o da ex-candidata à prefeitura de Candeias, Marivalda Silva (PT), derrotada nas eleições de 2024. A secretaria oferecida a Marivalda por Dailton Filho seria a de Desenvolvimento Econômico, embora o PT tenha exigido a Secretaria de Educação. O acordo teria sido avalizado pelo deputado estadual Niltinho (PP), que contará com o apoio de Dailton em 2026 para uma suposta dobradinha com a deputada federal Ivoneide Caetano (PT).
Na cidade, ainda repercute o grande número de demissões, que abalou até mesmo vereadores da base do prefeito. A redução dos cargos indicados por parlamentares levou os vereadores a se reunirem em um restaurante no Caípe, em São Francisco do Conde, para buscar uma solução urgente diante do caos instalado na cidade após a onda de exonerações.
Alguns vereadores, em contato com o JC, afirmaram que exigirão o retorno dos indicados até a próxima segunda-feira, sob ameaça de abrir uma CPI para investigar a empresa Embraed. A empresa já foi obrigada pelo TRE a entregar todos os documentos referentes à contratação de pessoal no ano eleitoral de 2024 e está sob investigação por possível crime eleitoral.