A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) segue analisando a aprovação da Butantan-DV, vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Caso aprovada, será a primeira vacina do mundo aplicada em dose única para prevenção da doença.
O Butantan finalizou os ensaios clínicos da vacina em junho de 2024, após cinco anos de acompanhamento dos participantes. De acordo com estudos publicados no New England Journal of Medicine, a eficácia geral da Butantan-DV é de 79,6% na prevenção de casos sintomáticos de dengue. Dados divulgados pela The Lancet Infectious Diseases indicam uma proteção de 89% contra formas graves da doença, com eficácia prolongada por até cinco anos.
O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, informou que, caso a vacina seja aprovada em breve, a produção inicial será de 1 milhão de doses ainda em 2025, com expectativa de aumentar para 60 milhões de doses em 2026. A vacina, que está em desenvolvimento há 25 anos, é tetravalente — protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue — e pode ser aplicada em pessoas de 2 a 60 anos, independentemente de já terem contraído a doença anteriormente.
“Esta é uma vacina que foi descoberta por um pesquisador nos Estados Unidos e trazida para desenvolvimento no Butantan no começo dos anos 2000. Ela depende apenas de uma injeção e tem uma faixa etária mais ampla, o que é uma grande vantagem”, explicou Kallás.
Além disso, o instituto prevê iniciar estudos clínicos para avaliar a eficácia do imunizante em pessoas acima dos 60 anos e em indivíduos com comprometimento imunológico até o final de 2025.
Com informações da Agência Brasil